top of page
Buscar

Platelmintos policlad

Os platelmintos policlad são animais que possuem um intestino ramificado que muitas vezes é visível dentro do animal. O nome "polyclad" significa "muitos ramos e refere-se aos muitos ramos visíveis da parte central do intestino, essas cavidades poli-revestidas permitem que o verme distribua comida por todo corpo a medida que vai sendo consumida. Esses vermes podem atingir vários centímetros de comprimento, embora os vistos em aquários não tenham mais de alguns centímetros. Polyclads" são geralmente considerados predadores.

Eles passam despercebidos nos corais porque muitas vezes assumem a aparência ou as características de cor do coral hospedeiro, tornando-os difíceis de detectar para os olhos desavisados.

A maioria de nós está muito familiarizada com o AEFW (também conhecido como acropora comendo vermes chatos). Mas hoje vamos falar de uma espécie menos familiar de que se alimentam especificamente da família de corais, Euphylliidae.


A melhor maneira de encontrar esses agressores é virar o coral de cabeça para baixo e olhar para a sua base. Flatworms recém-nascidos são pequenos em tamanho, mas podem crescer rapidamente. Como muitas pragas que comem corais, esses vermes chatos quase sempre põem seus ovos abaixo do tecido vivo do coral ao longo da base do esqueleto.

Ficar atento ao comportamento dos seus animais é de extrema importância para a detecção de pragas e manutenção da saúde.

Em relação a esse parasita a remoção de suas bases não irá interferir na proliferação do mesmo no reef, pois, os ovos são postos nos esqueletos e não nas bases.

Todo cuidado é pouco quando se refere a EEFW, então por precaução, ao adquirir uma Euphyllia observe sempre cuidadosamente o seu esqueleto, e se encontar ovos, com a ajuda de uma lâmina, cuidadosamente tente removê-los e banhe o seu animal. A partir desse achando inicie um protocolo de profilaxia e tratamento de pelo menos 4 semanas com banhos a cada 7 dias.

Reef feliz, vida feliz!


30 visualizações3 comentários

3 Comments


Nelson Farias
Nelson Farias
Mar 28, 2022

Obrigado pelo esclarecimento!!

Like

Nelson Farias
Nelson Farias
Mar 28, 2022

Bom dia!! Existe um predador natural pra ele! Já que ele muitas vezes passa despercebido aos olhos humanos se camuflando na mesma cor do coral?

Like
Replying to

Olá, bom dia Nelson! Fico feliz em ver vc por aqui. Ifelizmente ainda não existe nenhum relato de predador natural para esse tipo de parasita. Acredito que isso deve está relacionado ao seu tamanho em relação aos platelmintos que são mais rotineiros em nossos reefes. O mais importante é a observação para que possamos pegar uma possível infestação no início.

Like
bottom of page